Friday, July 11, 2014

Psicologia Individual de Alfred Adler

Tópicos Centrais


Adler enfatiza os determinantes sociais do comportamento e a singularidade da personalidade, sendo que o comportamento de cada um é caracterizado pelo seu estilo de vida. Considera o homem como consciente de suas fraquezas e metas, coloca a consciência como centro da personalidade e não concorda com Freud acerca do determinismo inconsciente. 

Interesse Social: os homens são sociais por natureza, predisposição que precisa ser treinada a fim de se concretizar; este interesse não se desenvolve frente a fortes sentimentos de inferioridade. A falta de cooperação leva a um estilo de vida inadaptado e tendência à busca da superioridade pessoal.

Self Criativo: impulsiona o sujeito na busca de experiências que promovam o desenvolvimento de seu estilo individual, caso alguma experiência não exista, o self é capaz de criá-las. A partir do self criativo vemos que os humanos são capazes de criar sua própria personalidade.

Estilo de Vida: forma-se na infância e se refere à compensação de uma inferioridade particular.

Sentimentos de Inferioridade: surgem a partir de um senso de incompletude/imperfeição em algum campo da vida. É justamente a necessidade de superar as inferioridades e tornar-se superior o mecanismo que move o indivíduo, porém, nesta busca é possível o desenvolvimento de um complexo de inferioridade ou complexo de superioridade compensatório

  • Quando moderados, sentimentos de inferioridade movimentam o homem no sentido de uma completude
  • Quando exagerados conduzem a complexos de inferioridade. 


Sintomas: são salvaguardas, mecanismos de proteção que desenvolvem-se a fim de compensar o sentimento de inferioridade e proteger o homem da baixa autoestima. Existem 3 tipos de salvaguardas: desculpas, agressão e distanciamento. 

Protesto Masculino: processo de compensação psicológica associado à luta pela superioridade; consiste em uma luta interior para combater a dependência emocional, construir autonomia e obter a superioridade. 

Busca pela Superioridade: a superioridade é a meta final do humano, é um esforço da personalidade no sentido de completar-se. 

Obstáculos ao Crescimento: situações/condições que podem obstaculizar o crescimento:

  • Enfermidade Orgânica: a pessoa pode tornar-se autocentrada, ter sentimentos de inferioridade e inabilidade para competir com as outras;
  • Superproteção: a pessoa possui dificuldades para desenvolver interesse social e cooperação. Não confiam em suas capacidades pois o outro sempre fez por ela. Em vez de cooperar, fazem exigências e manipulam.
  • Rejeição: a pessoa não conheceram o amor e a cooperação, por isso tem dificuldade em desenvolvê-las. Não confiam na sua capacidade para ser útil e ganhar afeto e estima dos outros, quando adultas, tendem a tornar-se frias. 

As Tarefas da Vida: "Trabalho, Amor, Amizade", estão inter-relacionadas.

Finalismo de Ficção: o homem é mais motivado pelo que espera do futuro do que pelas experiências do passado.




Fontes: Psiqweb; LIMA, A. A. T (Org,).Teorias da Personalidade. Concursos PSI: Salvador, 2013.






No comments:

Post a Comment